LEITURAS | REFLEXÕES
uma sebenta digital de muitas leituras ao longo dos anos
Investigo, ouço, leio, reflicto,em busca de conhecimento que me permita dar respostas a tantas e tantas questões.
Respondo a algumas para se levantarem logo outras tantas.
Procuro fundamentação para algumas teorias para logo a seguir as questionar, num constante processo de aprendizagem.
O meu processo de investigação traduz-se em MOOC’s, longas pesquisas, muitas leituras e muitos apontamentos, rascunhos, textos e inquietações. A inquietação move-me e faz com que toda a informação seja sempre insuficiente.
Comecei a minha busca quando me tornei Mãe, impulsionada por questões muito práticas ligadas à educação e às opções existentes hoje ao nível de filosofias e métodos pedagógicos. Ao debruçar-me sobre a educação infantil, depressa fui sugada por temas como psicologia educacional, psicologia do desenvolvimento infantil, a influência dos vários contextos no processo de crescimento da criança (crescimento físico, emocional, social, cognitivo) e temas relacionados com educação, em geral.
Talvez haja mais alguém a quem tudo isto possa interessar, daí também esta partilha pública.
Por isso e porque somos pequenos demais para guardarmos tanto apenas para nós.
Visita o blogue ‘Sebenta’ AQUI para teres acesso a todos os conteúdos!
Deixa o teu endereço de email no blogue para receberes notificações quando são publicados novos artigos.
BIBLIOGRAFIA GERAL
Livros / Capítulos de livros
- Blom, Rita. (2010).Regelmaat en inbakeren – Voorkomen en verhelpen van huilen en onrust. Zeist: Uitgeverij Christofoor
- Bloom, Paul. (2004).Descartes’ Baby. Londres: Arrow Book
- Brazelton, T. Berry. (2004). A Criança e o Choro. Editorial Presença
- Brazelton, T. Berry. (2001). Touchpoints Zero to Three. Lifelong Books
- Brazelton, T. Berry. (2001). Touchpoints Three to Six. Lifelong Books
- Bronfenbrenner, U. (1994). Ecological models of human development. retrieved janeiro 2015, from http://www.columbia.edu/cu/psychology/courses/3615/Readings/BronfenbrennerModelofDevelopment%28short%20version%29.pdf
- Gopnik, Alison. O Bebé Filósofo. Temas e Debates
- Levy, Diane. (2010). Of Course I love, now go to your room. New Zealand: Random House
- Maia, Luis. (2012). E tudo começa no berço – Um guia para a educação e respeito social. Lisboa: Pactor
- Maté, Gabor. (2022) The Myth of Normal – Trauma, Illness, and Healing in a Toxic Culture. Penguin Audio
- Maté, Gabor (2003) When the body says No – The Cost Of Hidden Stress. Penguin Audio 2021
- Müller-Lissner, Adelheid. (2001). A Inteligência Emocional na Criança– como estimulá-la no seu filho. Cascais: Editora Pergaminho, Lda
- Tsabary, Shefali. Pais Conscientes – Educar para Crescer. Pergaminho
Artigos
- Atherton, J S. (2013). Learning and Teaching; Angles on learning, particularly after the schooling years [On-line: UK] retrieved 22 July 2015 from http://www.learningandteaching.info/learning/
- Bhering, E., De Nez, T. (2002). Psicologia: Teoria e Pesquisa. Envolvimento de pais em creche: possibilidades e dificuldades de parceria. retrieved outubro 2014, from http://www.scielo.br/pdf/ptp/v18n1/a08v18n1
- Brill, Ariadne. (2015). Positive Parenting Connection. What to do when your discipline strategy stops working. retrieved outubro 2015, from http://www.positiveparentingconnection.net/what-to-do-when-your-discipline-strategy-stops-working/
- Carvalho, A. T. (2005). Educação & Sociedade. Pais na creche: a arte do diálogo entre educadores e família. retrieved setembro 2014, from http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=87313716020
- Cherry, K. About Education. 10 Quick facts about child development. retrieved janeiro 2015, from http://psychology.about.com/od/developmentalpsychology/qt/child-development-facts.htm
- Clark, Donald. (2015). Donald Clark Plan B. 10 similarities between higher education and the Catholic Church on the eve of the Reformation. retrieved outubro 2015, from http://donaldclarkplanb.blogspot.gr/2015/10/10-similarities-between-higher.html
- Education Corner. Montessori Schooling. retrieved junho 2015, from http://www.educationcorner.com/montessori-schooling.html
- Edutopia. (2015). Multiple Intelligences: What Does the Research Say?. retrieved junho 2015, from http://www.edutopia.org/multiple-intelligences-research
- Edwards, C. P. (2002). Early Childhood Research & Practice. Three Approaches from Europe: Waldorf, Montessori and Reggio Emilia. retrieved setembro 2015, from http://ecrp.uiuc.edu/v4n1/edwards.html
- Ezeh, Nkecky. (2005). Aquinas College. Regio Emilia Approach. retrieved setembro 2014, from http://www.aquinas.edu/education/certification/reggio_emilia.html
- Goodall, J., Harris, A. (2007). Engaging Parents in Raising Achievement – Do Parents Know They Matter?. Univesity of Warwick research report
- Gray, S. Leaton. (2011). Social Class, Educational Advantage and Supernanny. retrieved abril 2014, from https://sandraleatongray.wordpress.com/2011/04/15/social-class-educational-advantage/
- Hanscam, Alice. (2015). Positive Parenting Connection. Are you responsible for or to your children. retrieved setembro 2015, from http://www.positiveparentingconnection.net/are-you-responsible-for-or-to-your-children/
- Head, Jennifer. Life Learning Magazine. Our Path to Life Learning: A Personal Evolution From Montessori to Unschooling. retrieved fevereiro 2015, from http://www.lifelearningmagazine.com/1404/from-Montessori-to-unschooling.htm?__scoop_post=5aaaaf10-0de7-11e5-bc84-001018304b75&__scoop_topic=4303642#__scoop_post=5aaaaf10-0de7-11e5-bc84-001018304b75&__scoop_topic=4303642
- INFED. A brief introduction to holistic education. retrieved setembro 2014, from http://infed.org/mobi/a-brief-introduction-to-holistic-education/
- INFED. Teaching and Pedagogy. retrieved janeiro 2014, from http://infed.org/mobi/teaching-and-pedagogy/
- INFED. Schools: informal education, social pedagogy and lifelong learning. retrieved janeiro 2014, from http://infed.org/mobi/schools-informal-education-social-pedagogy-and-lifelong-learning/
- Kiff, C., et al. (2011). Clinical Child and Family Psychology Review, Nature and Nurturing: Parenting in the Context of Child Temperament, 14: 251–301. retrieved from http://www.springer.com/gp/
- Levy, Leonor. (2004). Regulação emocional e influências contextuais no desenvolvimento da autonomia da criança. Sinais certos e certos sinais. Acta Pediátrica Portuguesa nº3, vol. 35: 295-300. retrieved Maio 2015, from http://actapediatrica.spp.pt/article/view/4974/3762
- Lillard, A., Else-Quest, N.(2006). Science Magazine. Evaluating Montessori Education. retrieved novembro 2014, from http://www.sciencemag.org/content/313/5795/1893.summary
- Martins, C.F. (2015). Público. Quando a escola deixar de de ser uma fábrica de alunos. retrieved 2015, from http://www.publico.pt/temas/jornal/quando-a-escola-deixar-de-ser-uma-fabrica-de-alunos-27008265
- Mighton, John. (2003). Organization for Quality Education. The Mith of Ability. retrieved fevereiro 2014, from http://www.societyforqualityeducation.org/newsletter/1447.html
- Nagel, N.G., Driscoll, A. (2013). Education.com. Reggio Emilia Approach. retrieved setembro 2014, from http://www.education.com/reference/article/reggio-emilia-approach/
- Pacheco, José. (2008). A Página da Educação. Estatísticas, abstracções, interrogações. retrieved setembro 2015, from http://www.apagina.pt/?aba=7&cat=174&doc=12987&mid=2
- Pacheco, José. (2002). A Página da Educação. Tempos sombrios. retrieved setembro 2015, from http://www.apagina.pt/?aba=7&cat=113&doc=8865&mid=2
- Pacheco, José. (2008). A Página da Educação. “Vermelho como o céu”. retrieved setembro 2015, from http://www.apagina.pt/?aba=7&cat=182&doc=13287&mid=2
- Pacheco, José. (2008). A Página da Educação. Reconfigurar a Escola. retrieved setembro 2015, from http://www.apagina.pt/?aba=7&cat=177&doc=12895&mid=2
- Pacheco, José. (2001). A Página da Educação. “Não é do âmbito desta disciplina”. retrieved setembro 2015, from http://www.apagina.pt/?aba=7&cat=108&doc=8613&mid=2
- Pacheco, José. (2007). A Página da Educação. Em nome dos que não têm nome. retrieved setembro 2015, from http://www.apagina.pt/?aba=7&cat=172&doc=13121&mid=2
- Pacheco, José. A Página da Educação. O regresso dos “porquenãos”. retrieved setembro 2015, from http://www.apagina.pt/?aba=7&cat=175&doc=13180&mid=2
- Pacheco, José. (2007). A Página da Educação. Senhores de Si. retrieved setembro 2015, from http://www.apagina.pt/?aba=7&cat=170&doc=12518&mid=2
- Salhberg, Pasi. Pasi Sahlberg.com. Portfolio & Writings. retrieved outubro 2014, from http://pasisahlberg.com/portfolio-writings/selected-writings/articles/
- Spielgaben.com. (2013). Differences between mainstream schools and Froebel, Reggio Schools. retrieved setembro 2015, from http://www.spielgaben.com/the-differences-between-mainstream-schools-and-froebel-reggio-emilia-schools/
- Strauss, V. (2012). The Washington Post. Report debunks ‘earlier is better’ academic instruction for young children. retrieved 2015, from http://www.washingtonpost.com/blogs/answer-sheet/wp/2015/04/12/report-debunks-earlier-is-better-academic-instruction-for-young-children/
- Vasconcelos, Teresa. (1993). Das perplexidades de um hamster ao processo de pesquisa – Pedagogia de Projecto em educação pré-escolar em Portugal. retrieved setembro 2015, from http://centrorecursos.movimentoescolamoderna.pt/dt/1_2_2_trab_proj_coop/122_a_03_perplexid_hamster_tvasconcelos.pdf
Vídeo / Audio
- EMBO – Excellence in Life Sciences. (2011). The father of modern child psychiatry on gene-environment interactions – Sir Michael Rutter. retrieved 2014, from https://www.youtube.com/watch?v=a4cxBZXbobo
- Edutopia. (1997). Howard Gardner on Multiple Intelligences. retrieved setembro 2015, from https://www.youtube.com/watch?v=iYgO8jZTFuQ
- Goleman, Daniel. Emotional Intelligence (Audiobook). retrieved 15 julho 2015, from https://www.youtube.com/watch?v=GBs8b11WRi0
- Martino, Joe. (2014). Collective Evolution. This Is What Happens When A Kid Leaves Traditional Education. retrieved 20 novembro 2014, from http://www.collective-evolution.com/2014/01/07/this-is-what-happens-when-a-kid-leaves-traditional-education/
- Wagner, Tony. (2013). The Finland Phenomenon: Inside the World’s Most Surprising School System. retrieved outubro 2014, from https://www.youtube.com/watch?v=SZH_Rxbte9E
- Robinson, Ken. (2006). TED. Do schools kill creativity?. retrieved setembro 2014, from http://www.ted.com./talks/ken_robinson_says_schools_kill_creativity
- TEDx Talks. (2012). More Pedagogic Change in 10 Years than Las t 1000 Years: Donald Clark at TEDx Glasgow. retrieved setembro 2015, from https://www.youtube.com/watch?v=dEJ_ATgrnnY
Websites
- http://learningandteaching.info/
- http://infed.org
- http://edutopia.org
- http://positiveparentingconnection.net/
- https://rcaap.pt/
- http://devpsy.org
- http://paisefilhos.pt
- http://scielo.br/
- http://zerotothree.org
- http://sandraleatongray.wordpress.com
- http://childdevelopmentinfo.com
- http://srcd.org
- http://enciclopedia-crianca.com/
- http://beteronderwijsnederland.nl/
- http://onderwijserfgoed.nl
- http://naeyc.org/
- http://greatergood.berkeley.edu/
- http://fundacaobgp.com/
- http://brazeltontouchpoints.org/
- http://apagina.pt
- http://www.portoeditora.pt
- Donald Clark – Plan B (blog)