Os excertos apresentados foram retirados da versão traduzida para Português (1992), pelas Edições Salamandra, Lisboa.

Bebé-Mãe: Primeira relação humana explica como, durante os primeiros seis meses de vida, o bebé surge como um ser humano social. No final deste curto período, ele domina já quase todos os aspectos da interacção social que serve de base às trocas interpessoais futuras.
Ao descrever o comportamento da mãe e do bebé na construção da interacção social, a sua estrutura, metas e importância para o desenvolvimento, Daniel Stern oferece uma compreensão fascinante de um fenómeno que, no plano intuitivo, todos conhecemos.

INTRODUÇÃO

(…) Esta coreografia biblicamente designada servirá de protótipo para todos os seus encontros interpessoais futuros.”
(…)
Este livro é sobre o que aprendi quanto ao primeiro processo da interacção social: o comportamento tanto do bebé como da mãe, que vai desde a forma à estrutura, à definição e à funcionalização. Este livro não é um guia, é antes um livro sobre a experiência da relação mãe-bebé.
A minha noção directiva ao conduzir esta pesquisa tem sido simples. A mãe e o bebé, quer estejam conscientes disso ou não, “sabem” mais do que nós sobre as suas próprias interacções sociais. Eles, sozinhos, agindo e interagindo como o fazem normalmente, foram os meus professores. A mãe está envolvida num processo natural com o bebé, um processo que se desdobra com uma complexidade fascinante para o qual, ela e o bebé estão preparados por milénios de evolução. Como eles “sabem intuitivamente” como é que as suas trocas se realizam, e como as sentem, tive de descobrir a maneira como melhor aprender com eles, coisas que não podem necessariamente ser contadas ou explicadas por palavras. (pg.7-8)
(…)
Da análise de tais “momentos” se conclui que as interacções puramente sociais, muitas vezes chamadas “jogos livres”, entre bebé e mãe, são algumas das experiências mais cruciais na primeira fase de aprendizagem do bebé ao participar em incidentes humanos. Ao fim dos primeiros seis meses o trabalho desta fase está acabado, e é um trabalho considerável. (pg.13)

Título original: The first relationship: infant and mother (1977)
Versão digital do livro disponível aqui.
Sobre Daniel Stern aqui.

 

(to be continued…)

 

2 thoughts on “Bebé-Mãe: primeira relação humana, Daniel Stern (1977)

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>