Donald Clark, Piaget – why teach this stuff?
Encontrei este blogger por acaso. E, não fosse a forma fundamentada como ele lança as discussões, teria sido mais um dos artigos curiosos que vou lendo por aí.
Ainda mais do que os próprios textos e questões levantadas, achei de extrema relevância a discussão criada nos comentários. E pareceu-me que era essa, efectivamente, uma das intenções do autor ao lançar estes desabafos/estudos/quase provocações.
Li este e mais 1 ou 2 artigos e gostei do que li, no sentido em que desafiou o que muitas vezes assumi como certo, estimulou o meu espírito crítico e ensinou-me a procurar não só o que quero ver e que não quero ver contestado, mas, pelo contrário, também o que se diz, fundamentadamente, “contra” essas mesmas teorias dissemindas como Verdades Absolutas.
Pouco me interessam as críticas levianas e sou céptica em relação a testemunhos pouco ou nada fundamentados, mas esta parece ser uma plataforma interessante de discussão, de forma a pensar também “fora da caixa”, ou melhor, pensar para além do “que se diz”… Clark responde assim a quem assume teorias como verdades absolutas, sem antes se certificar da sua verdadeira actualidade:
I find these defences everywhere I go in education. Namely it must be right, as:
1. We teach it, it’s in the courses
2. It’s been around for ages
3. We can’t all be wrong
Não consigo traduzir todos os textos e neste caso parece-me até ser pouco sensato fazê-lo, uma vez que tem uma linguagem e sarcasmo muito próprios e porque vão aparecendo comentários novos ao longo do tempo.
The good news is that his (Piaget’s) mistakes led to more rigorous studies that really did unravel child development, although one wonders why he is taught at all. The bad news is that the hole was filled by an even less rigorous and more flawed theorist, Lev Vygotsky. Don’t get me started on him!
What’s worrying is the fact that teachers are coming out with a fixed view of child development based on ‘ages and stages’ that are quite wrong. This leads to amateurish teaching methods and a lack of understanding of when and how to teach numeracy and literacy. The ‘whole-language’ teaching fiasco in primary schools was the perfect storm of this amateurish approach.
The sad fact is that education and training is still soaked in this dated theory, as they suffer badly from ‘groupthink’. The community literally thinks that theories are sound if a) they’ve been around for a long time (sorry, but in science, especially psychology, the opposite is true) b) everyone does it (that’s precisely the problem).