LEITURAS | REFLEXÕES

uma sebenta digital de muitas leituras ao longo dos anos

 


 

Investigo, ouço, leio, reflicto,em busca de conhecimento que me permita dar respostas a tantas e tantas questões.

Respondo a algumas para se levantarem logo outras tantas.
Procuro fundamentação para algumas teorias para logo a seguir as questionar, num constante processo de aprendizagem.

O meu processo de investigação traduz-se em MOOC’s, longas pesquisas, muitas leituras e muitos apontamentos, rascunhos, textos e inquietações. A inquietação move-me e faz com que toda a informação seja sempre insuficiente.

Comecei a minha busca quando me tornei Mãe, impulsionada por questões muito práticas ligadas à educação e às opções existentes hoje ao nível de filosofias e métodos pedagógicos. Ao debruçar-me sobre a educação infantil, depressa fui sugada por temas como psicologia educacional, psicologia do desenvolvimento infantil,  a influência dos vários contextos no processo de crescimento da criança (crescimento físico, emocional, social, cognitivo) e temas relacionados com educação, em geral.

Talvez haja mais alguém a quem tudo isto possa interessar, daí também esta partilha pública.
Por isso e porque somos pequenos demais para guardarmos tanto apenas para nós.

 

 

 

 

 
Visita o blogue ‘Sebenta’ AQUI para teres acesso a todos os conteúdos!

Deixa o teu endereço de email no blogue para receberes notificações quando são publicados novos artigos.

 

 

BIBLIOGRAFIA GERAL


 

Livros / Capítulos de livros

  • Blom, Rita. (2010).Regelmaat en inbakeren – Voorkomen en verhelpen van huilen en onrust. Zeist: Uitgeverij Christofoor
  • Bloom, Paul. (2004).Descartes’ BabyLondres: Arrow Book
  • Brazelton, T. Berry. (2004). A Criança e o Choro. Editorial Presença
  • Brazelton, T. Berry. (2001). Touchpoints Zero to Three. Lifelong Books
  • Brazelton, T. Berry. (2001). Touchpoints Three to Six. Lifelong Books
  • Bronfenbrenner, U. (1994). Ecological models of human development. retrieved janeiro 2015, from http://www.columbia.edu/cu/psychology/courses/3615/Readings/BronfenbrennerModelofDevelopment%28short%20version%29.pdf
  • Gopnik, AlisonO Bebé Filósofo. Temas e Debates
  • Levy, Diane. (2010). Of Course I love, now go to your room. New Zealand: Random House
  • Maia, Luis. (2012). E tudo começa no berço – Um guia para a educação e respeito social. Lisboa: Pactor
  • Maté, Gabor. (2022) The Myth of Normal – Trauma, Illness, and Healing in a Toxic Culture. Penguin Audio
  • Maté, Gabor (2003) When the body says No – The Cost Of Hidden Stress. Penguin Audio 2021
  • Müller-Lissner, Adelheid. (2001). A Inteligência Emocional na Criança– como estimulá-la no seu filho. Cascais: Editora Pergaminho, Lda
  • Tsabary, Shefali. Pais Conscientes – Educar para Crescer. Pergaminho

 

Artigos

 

Vídeo / Audio

 

Websites

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>