CURRICULUM VITAE | CERTIFICAÇÕES
um pouco do meu percurso académico, profissional e formativo

Percurso de formação de
Amas em regime livre
– IEFP-
O percurso de formação de Amas em regime livre, promovido pelo IEFP – Instituto de emprego e Formação Profissional – insere-se no contexto da modalidade de Formação Modular Certificada e é composto pelos seguintes módulos:
– Enquadramento legal e princípios éticos e deontológicos no exercício da atividade de ama (25 horas)
– Desenvolvimento da criança dos 0 aos 3 anos: iniciação (25 horas)
– Saúde, nutrição, higiene, segurança, repouso e conforto da criança dos 0 aos 3 anos: regras básicas; inclui SBV Pediátrico (50 horas)
– Cuidados de rotina diária e atividades promotoras do desenvolvimento da criança
(25 horas)
– Modelos familiares e formas de parentalidade (25 horas)

Processo de autorização para exercício da atividade de Ama em regime livre
– Instituto da Segurança Social, I.P. –
A atividade de ama só pode ser exercida mediante autorização emitida pelos serviços competentes do Instituto da Segurança Social, I.P. (ISS, I. P.).
A autorização para o exercício da atividade de Ama em regime livre é emitida de acordo com os requisitos presentes no Decreto-Lei nr.° 115/2510, de 22 de junho.
—–
Presentemente o meu processo de requerimento de licença encontra-se arquivado, podendo ser reaberto a qualquer momento.
—–

Certificação em Educação Emocional
Facilitadora de Educação Emocional
– Escola das Emoções –
A formação é composta por 2 módulos:
“Conhece-te a ti mesmo” é um curso de formação online para todos aqueles que pretendem aprofundar os seus conhecimentos em Inteligência Emocional ao mesmo tempo que desenvolvem o autoconhecimento e adquirem estratégias de autorregulação.
Esta formação online imersiva, conta com duas vertentes aliadas: a teoria e a prática. À medida que vamos abordando os diferentes conteúdos, há a oportunidade de aprofundar o autoconhecimento vivenciando assim, na primeira pessoa, todos os benefícios da Inteligência Emocional.
“Lupa – A aventura das emoções” através de jogos, dinâmicas, trabalhos em pares, grupos e individuais, pretende-se ajudar as crianças no processo de perceber e gerir as suas emoções, definir e alcançar objetivos positivos, sentir e mostrar empatia pelos outros, estabelecer e manter relacionamentos positivos e tomar decisões responsáveis. Esta é uma metodologia exclusiva, desenvolvida pela Escola das Emoções, orientada segundo o modelo CASEL (Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning).

Doula Pós-Parto
– Newborn Mother | Julia Jones –
Formação em acompanhamento pós-parto, que aborda conteúdos variados, nas áreas da nutrição, cuidados pessoais, apoio emocional e logístico aos recém pais.
Módulo 1: O papel da doula pós-parto
Módulo 2: Baby Brain
Módulo 3: Apoio na prática
Módulo 4: Diferenças culturais
Módulo 5: Alimentação
Módulo 6: Bodywork
Módulo 7: Amamentação
Módulo 8: Cultura e história da amamentação
Módulo 9: O sono
Módulo 10: Saúde Mental
Módulo 11: Diversidade de experiências
Módulo 12: Ativismo e sustentabilidade
Os ensinamentos de Julia Jones assentam numa base da Medicina Ayurvédica.

Práticas ancestrais de auto-cuidado
– Rede Portuguesa de Doulas –
Fechamento de ossos
Banho de Ervas

Primeiros Socorros Pediátricos
– Escola de Pediatria –
Os Conteúdos do Curso Primeiros Socorros Pediátricos foram selecionados de acordo com os principais motivos de ocorrência ao Serviço de urgência pediátrico. Aborda os seguintes temas:
– Febre, Convulsões, Vómitos e Diarreia
– Feridas, Queimaduras, Traumatismos ( o Traumatismo Craneo-Encefálico, entre outros) e Hemorragias
– Entorses, Espasmos de Choro e Desmaio;
– Sobredosagem e/ou Envenenamento;
– Obstrução da Via Aérea.
Enfermeiro José Coentrão.
Entidade certificada pela DGERT.
